quinta-feira, 30 de abril de 2015

Ouça o programa Moda Center no Ar desta quinta-feira 30/04/2015


PROGRAMA MODA CENTER NO AR
DATA: 30/04/2015
PARTICIPANTES: Valmir Ribeiro (Conselheiro Consultivo), George Henrique Pinto (Gerente de Logística), Otacílio Neto (Aux. Adm. do SAC) e Carlos Henrique Pereira (que se despede da Gerência Geral)

PAUTA:

1. Carlos Henrique Pereira está se despedindo do Moda Center Santa Cruz. O ex-gerente geral trabalhou até esta quarta-feira, 29 de abril.

2. Em defesa do Moda Center, o síndico Allan Carneiro está em Caruaru, na ACIC, numa reunião com o Secretário Estadual de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Evandro Avelar, e com Terezinha Nunes, presidente da JUCEPE.

3. A diretoria do Moda Center Santa Cruz comprou um caminhão-caçamba para, dentre outras finalidades, transportar o lixo até o aterro sanitário do município. Essa importante aquisição já vinha se fazendo necessária há alguns meses. O novo veículo é mais bem patrimonial adquirido pelo Moda Center.

4. Terminou na última sexta-feira (24) o prazo o pagamento da taxa semestral e recadastramento dos vendedores ambulantes do Moda Center Santa Cruz, iniciado em 24 de março. As novas jaquetas já estão sendo entregues aos ambulantes, devidamente cadastrados. Eles devem comparecer ao centro administrativo do Moda Center, em horário comercial, até o dia 24 de maio, apresentando o comprovante de quitação do boleto e um documento de identificação com foto.

5. Em virtude do feriado nacional de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Moda Center Santa Cruz estará fechado, tanto para o comércio quanto para arrumação de mercadorias. Entretanto, estará livre o acesso dos hóspedes aos hotéis, assim como a área dos estacionamentos frontais, onde será realizado o evento MTB do Trabalhador, das 8h às 17h. Não haverá alteração no funcionamento do Moda Center no próximo sábado (02), quando os comerciantes poderão comparecer para arrumar suas peças normalmente.

6. As obras de reforma dos banheiros do Setor Verde estão em pleno andamento e deverão estar concluídas até o dia 17 de maio, quando o Moda Center passará a abrir aos domingos nessa primeira alta temporada de vendas do ano.

7. Quem chegou ao Moda Center na feira desta semana viu as placas da TV Jornal/SBT. Esta ação faz parte do projeto de Merchandising do Moda Center. Essa ação específica terá duração de 3 meses, cada um a 9 mil reais, rendendo 27 mil reais para o Moda Center, com possibilidade de renovação. No segundo semestre, entrará também a TV Asa Branca, que ocupará uma área na fachada do empreendimento. Se forem ocupadas todas as áreas patrocináveis do Moda Center, o parque terá mais de 100 mil reais mensais para investimento em propaganda, tanto regional quanto nacional.

8. O Senai Santa Cruz do Capibaribe está convidando todos os empreendedores da Confecção para participar da palestra de lançamento do “Inova Moda – Caminhos – Inverno 2016), que acontecerá no dia 12 de maio.

9. Público da feira desta semana: Nesta 4ª semana de abril, recebemos 18.668 clientes (3ª semana: 21.174 / 2ª semana: 20.714 / 1ª semana: 12.880)


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Gerência de Operações e Segurança:

28/04 - José Luciano da Silva - Orientador de Tráfego
02/05 - Marcos Antônio da Silva - Vigilante
02/05 - Maria Danielly Sousa da Silva - Vigilante
02/05 - Paulo Marcio Rodrigues Feitosa - Orientador de Tráfego

Gerência de Logística:

26/04 - Wlilma Silva Araújo - Zelador
27/04 - José Nilton de Oliveira Silva - Zelador
27/04 - Cleiton Cesário da Silva - Eletricista
29/04 - Maria Renata Cordeiro da Silva - Zeladora
01/05 - David da Silva - Zelador

Se preferir, ouça pelo Spotify: https://spoti.fi/3vKFAiL

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Instalação de antena da Claro no Moda Center promete melhorar o sinal da operadora no centro de compras

Ação é fruto de uma solicitação da diretoria do Moda Center com o apoio das entidades representativas do comércio e da indústria do município

Na última quarta-feira (22), dois engenheiros da Claro Nordeste estiveram no Moda Center Santa Cruz fazendo uma visita técnica para a instalação de uma ERB (Estação Rádio Base) móvel no centro de compras.

Antena será instalada na caixa d'água
central do Moda Center Santa Cruz
A instalação dessa antena é fruto de uma reunião, realizada na sede da Claro, no último dia 14, em Recife, quando a diretoria do Moda Center e representantes da CDL Santa Cruz e ASCAP (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe) cobraram da operadora providências quanto à má qualidade de sinal, especialmente nos dias de feira.

Os engenheiros também estiveram acompanhados de um profissional da empresa que executará o serviço, que consta da instalação de seis antenas no alto da caixa d’água central e dois gabinetes de equipamentos, que ficarão no corredor do parque.

Estima-se um prazo de até 60 dias até que a ERB esteja em funcionamento, melhorando de forma significativa a qualidade dos serviços da operadora dentro do Moda Center e nos bairros vizinhos.

Foto/Arquivo: Reunião na Claro Nordeste
no dia 14 de abril de 2015
O síndico Allan Carneiro está confiante nos resultados da ação. “Essa é uma luta que iniciamos há algum tempo, juntamente com as entidades locais (ASCAP e CDL) e mais recentemente com o apoio da FECOMÉRCIO-PE. Saímos da reunião com André Peixoto, diretor regional da Claro Nordeste, esperançosos, visto que ele se mostrou interessado em resolver o problema. E como prometido, já enviou os engenheiros para dar início a ação. Em breve, devemos ter melhorias nos serviços da telefonia móvel, tão essenciais aos negócios dentro do Moda Center”, comentou Allan.




quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ouça o programa Moda Center no Ar desta quinta-feira 23/04/2015

PROGRAMA MODA CENTER NO AR
DATA: 23/04/2015
PARTICIPANTES: Allan Carneiro (Síndico), Carlos Henrique (Gerente Geral)

PAUTA:

1. A diretoria do Moda Center Santa Cruz enviou, na manhã da última segunda-feira, centenas de kits promocionais para divulgar o parque na cidade da Praia, capital de Cabo Verde.

2. A gerência de Logística do Moda Center continua executando o projeto de expansão da água dos poços artesianos para outros setores do parque. Depois dos setores Branco e Amarelo, agora é a vez do setor Verde.

3. Como fruto da reunião na sede da Claro Nordeste, no último dia 14, em Recife, o Moda Center recebeu no dia de ontem dois engenheiros da operadora, que vieram fazer uma visita técnica para a implantação de uma ERB (Estação Rádio Base), no condomínio, com tecnologias 2G e 3G, com a finalidade de melhorar o sinal dentro do centro de compras.

4. Amanhã, dia 24 de abril, é o último dia para os ambulantes efetuarem a troca das jaquetas. O ambulante que ainda não comparecer vai perder o direito de comercializar nas dependências do Moda Center.

5. Público da feira desta semana: Nesta 3ª semana de abril: 21.174 clientes. (2ª semana: 20.714 / 1ª semana: 12.880)

6. Lembramos que quem ainda não adquiriu o Calendário de Feiras – 2015, poderá pegar o seu na recepção do centro administrativo ou no balcão de informações. Programe-se e informe os seus clientes sobre os dias de funcionamento do Moda Center.

7. A administração do Moda Center solicita aos condôminos inadimplentes que regularizem o pagamento da taxa de condomínio, procurando o SAC ou a Gerência Financeira, em horário comercial. É importante evitar a cobrança judicial e colaborar para diminuir o índice de inadimplência. Dessa forma, os condôminos estarão contribuindo para que mais ações sejam desenvolvidas em prol do Moda Center.

8. Ontem, foi realizada mais uma reunião ordinária da diretoria do Moda Center. Dentre os assuntos, aconteceu a apresentação de um projeto topográfico que visa minimizar (ou até mesmo resolver) o problema das inundações no parque.


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Gerência de Operações e Segurança:

19/04 – José Messias Bezerra – Orientador de Público
20/04 – Alexandre Renato Rahuanny dos Santos – Auxiliar Administrativo

Gerência de Logística:

20/04 - Reinaldo Matias da Silva – Zelador

Se preferir, ouça pelo Spotify: https://spoti.fi/3cOp3Sf

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Moda Center envia kits promocionais a Cabo Verde


A diretoria do Moda Center Santa Cruz enviou, na manhã desta segunda-feira (20), centenas de kits promocionais para a cidade da Praia, capital de Cabo Verde.

Os kits, compostos por camiseta, folder, calendário de feira, DVD e revista, serão distribuídos entre os potenciais clientes daquele país, reforçando o convite para a nova oportunidade que se abre com a inauguração do voo semanal Cabo Verde/Pernambuco, prevista para o dia 5 de junho.

Ivone Malaquias, Bruno Bezerra, Ricardo Galdino e
Allan Carneiro, durante reunião no último dia 01/04
Nesta ação, o Moda Center conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), por meio da gerente de comércio exterior, Ivone Malaquias; do cônsul de Cabo Verde no Estado, Ricardo Galdino; e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra.

Ansioso pela chegada dos africanos, o síndico do Moda Center, Allan Carneiro, falou sobre o objetivo da ação. “A nossa intenção é atrair esses clientes para o principal centro atacadista de confecções do polo pernambucano. Estamos nos organizando para receber bem essas pessoas que, além de fecharem negócios, estarão divulgando espontaneamente o nosso Moda Center”.


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Ouça o Programa Moda Center no Ar desta quinta-feira 16/04/2015

PROGRAMA MODA CENTER NO AR
DATA: 16/04/2015
PARTICIPANTES: Allan Carneiro (Síndico), Carlos Henrique (Gerente Geral), Walmir Silva (Gerente de Operações e Segurança) e Victor Botelho (Presidente da Cipa)

PAUTA:

1. Diretores e representantes do Moda Center, ASCAP e da CDL Santa Cruz estiveram em Recife, nas sedes da Claro e da TIM, para cobrar melhorias nos sinais de telefonia dessas operadoras no município, especialmente em no Moda Center Santa Cruz.

2. A pouco mais de um mês do início do voo Cabo Verde/Recife, o Moda Center Santa Cruz já começa a divulgar o centro de compras naquele país. A divulgação acontecerá a partir da próxima semana, e conta com o apoio da AD Diper.

3. Na última segunda-feira (13), os clientes e condôminos do Moda Center receberam, de uma forma ainda mais intensa, o Calendário de Feiras 2015, que prevê a abertura do parque aos domingos, durante as duas grandes temporadas de vendas no Polo de Confecções de Pernambuco. A divulgação também está sendo feita por meio de emissoras de rádio, mala direta, hotéis e excursões de clientes.

4. Na feira desta semana, também foi distribuído o informativo mensal do Moda Center. De forma clara e objetiva, o periódico traz as ações realizadas pela diretoria ao longo de março e a prestação das contas do mês de fevereiro.

5. Na próxima terça-feira, 21 de abril, Feriado de Tiradentes, o Moda Center funcionará normalmente. Entretanto, para funcionar dentro da legalidade nessa data, as lojas ou boxes que possuem funcionários, devem procurar o SINDILOJAS, somente até esta quinta-feira (16) que funciona na sede da CDL Santa Cruz.

6. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), promoveu na noite de ontem (15), uma palestra sobre “Ergonomia no Ambiente de Trabalho”, ministrada pelas enfermeiras do Posto Ambulatorial do Moda Center. Caroline Aragão e Jéssika Cardoso debateram com os colaboradores, especialmente da Logística, aspectos preventivos e corretivos ligados à saúde do trabalhador.

7. Estamos recebendo o Gerente de Operações e Segurança, Walmir Silva, que vai falar um pouco sobre as últimas ações da área de Segurança no Moda Center Santa Cruz.

8. Balanço da feira dessa semana.

9. Termina no próximo dia 24 de abril o prazo para a troca das jaquetas dos ambulantes do Moda Center.



ANIVERSARIANTES DA SEMANA


Gerência de Operações e Segurança:

12/04 – Marcos Antônio de Almeida - Operador

Gerência de Logística:

12/04 – Lenivaldo Silva Rufino – Zelador
12/04 – Washington Mizael de Oliveira – Operador de Máquina
12/04 – Jefferson Correia de Oliveira – Supervisor de TI.
12/04 – José Silvando Silva da Costa – Eletricista
14/04 – Valdeane Maria da Silva – Zeladora
14/04 – José Flávio de Lima – Zelador
14/04 – José Josivânio Félix da Silva – Serralheiro
16/04 – Manoel Maurício da Silva - Zelador

Diretoria:

12/04 – Luiz Augusto Alves de Menezes - Suplente do Conselho Fiscal

Se preferir, ouça no Spotify: https://spoti.fi/3eXIGtK

Tecnotêxtil Brasil 2015 contou com a presença do Moda Center Santa Cruz



A maior feira de tecnologias têxteis da Região Sudeste, a “Tecnotêxtil Brasil”, que aconteceu de 07 a 10 de abril de 2015, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), teve a presença do maior centro atacadista de confecções do Brasil.

O Moda Center Santa Cruz, numa parceria com a Revista Moda Agreste, participou de todos os dias do evento, divulgando o potencial do empreendimento e as oportunidades de negócios no polo pernambucano.

A ação contou a exibição de vídeos, distribuição de folders e a prospecção de clientes e expositores para a Femasic (Feira de Máquinas e Serviços para a Indústria Têxtil), que será realizada durante o I Estilo Moda Pernambuco, de 05 a 09 de outubro no Moda Center Santa Cruz.






quarta-feira, 15 de abril de 2015

Moda Center e entidades santa-cruzenses vão até Recife para cobrar melhorias nos sinais da Claro e da TIM


Na tarde desta terça-feira (14), o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, e os diretores Valmir Ribeiro e José Gomes Filho (este, também presidente da ASCAP) estiveram nas sedes da Claro Nordeste e TIM (Telecon Italia Mobile), em Recife, para cobrar melhorias nos serviços dessas operadoras.

O grupo, que esteve acompanhado também da secretária executiva da CDL Santa Cruz, Katiane Amaral, e do gerente geral do Moda Center, Carlos Pereira, apresentou aos executivos das duas operadoras os principais problemas que os deficientes serviços de telefonia móvel têm causado ao comércio e à indústria de confecções do município.

Reunião do Moda Center e entidades
santa-cruzenses na sede da Claro Nordeste
Para ajudar a compreender melhor a dimensão do problema, foi apresentado um vídeo com o Moda Center em dias de feira e a imensa quantidade de pessoas que padecem com a má qualidade dos sinais da Claro e da TIM, tanto para falar quanto para a utilização do serviço de dados, indispensável para as vendas com cartão de crédito no empreendimento.

Na Claro, a comitiva da capital da moda foi recebida pelo diretor regional André Peixoto e os engenheiros Rodrigo Rocha e Leonardo Lins. Sensíveis à causa, os diretores da Fecomercio, Mário Mawad e Brena Castelo Branco, também participaram da reunião prestando apoio institucional ao pleito dos santa-cruzenses.

“Não temos a menor dúvida do tamanho do empreendimento de vocês, pois já fizemos levantamentos e vamos fazer alguns investimentos para melhorar a prestação de serviço da operadora naquele local. Para isso precisamos da ajuda de vocês, pois necessitamos de espaço físico para a instalação de uma ERB (Estação Rádio Base) móvel nos dias de grande fluxo de clientes. Acredito que nos próximos sessenta dias essas ações de melhorias parciais já estejam implantadas”, disse André Peixoto. O diretor garantiu ainda que uma solução definitiva está prevista o primeiro semestre de 2016.


Já na TIM, o diretor de business Jair Amado se comprometeu em enviar, em até quinze dias, uma equipe técnica da operadora ao Moda Center para, num dia de feira, fazer o levantamento e identificar as possíveis soluções para o problema.

“Vamos fazer o melhor para atender às demandas do empreendimento. Um negócio desse porte, que desenvolve economicamente a região, é também de interesse da TIM. Cuidar do cliente é um dos nossos valores”, comentou Jair Amado.

Reunião do Moda Center e entidades
santa-cruzenses na sede da TIM
 Para o síndico do Moda Center, Allan Carneiro, as duas reuniões foram produtivas. “Mostramos aos diretores da Claro e da TIM que o Moda Center é, sem dúvidas, um centro de boas oportunidades de negócios para essas empresas. Os investimentos em melhorias deixarão os clientes e comerciantes satisfeitos e isso gera um retorno positivo para essas operadoras e outras que derem mais atenção à qualidade dos seus serviços”, disse.

O contato presencial das entidades acontece depois de diversas reclamações protocoladas pelo Moda Center nos SAC’s das operadoras, na Anatel e até no Procon, todas elas sem resultado satisfatório. Desta vez, os representantes santa-cruzenses estão mais confiantes com a sinalização positiva dos executivos.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Felicidades...

Hoje, 07 de abril é dia de festa para o empresário José Robélio da Silva. Robélio é Suplente do Conselho Consultivo na Diretoria do Condomínio Moda Center Santa Cruz e proprietário da marca Rótulo do Corpo. Ele recebe os parabéns dos colegas diretores, amigos, familiares e colaboradores.


domingo, 5 de abril de 2015

O dia é dele

Hoje, os nossos parabéns vão para o diretor José Nilton da Costa, membro do Conselho Fiscal do Moda Center Santa Cruz.

Felicidades!!!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ouça o Programa Moda Center no Ar desta quinta-feira, 02/04/2015



PROGRAMA MODA CENTER NO AR
DATA: 02/04/2015
PARTICIPANTES: Valmir Ribeiro (Conselheiro Consultivo), Nivaldo Jr (Analista Comercial) e Bruno Bezerra (Secretario de Desenvolvimento Econômico do Município)

PAUTA:

1. Na manhã desta quarta (01), aconteceu no Moda Center Santa Cruz uma reunião com o Cônsul de Cabo Verde no Brasil, Ricardo Galdino, representantes da AD Diper e entidades estaduais, de Santa Cruz, Toritama e de Caruaru. Foram discutidas várias questões eferentes à inauguração do voo da companhia aérea TACV, que passará a trazer clientes, semanalmente, daquele país para o nosso Polo de Confecções.

2. Começou no último dia 24 o prazo para que os vendedores ambulantes façam a troca das jaquetas. Esse prazo segue até 24 de abril. Até lá, os ambulantes, devidamente cadastrados, devem comparecer ao Centro Administrativo do Moda Center, em horário comercial, para pegar o boleto e, após o pagamento, fazer a medição do carrinho (aqueles que possuem) para receber o adesivo de VISTORIADO. Será necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência para a atualização cadastral. A partir do dia 25/04/2015, os vendedores ambulantes só poderão circular nas dependências do parque com as novas jaquetas padronizadas pela Administração do Condomínio.

3. Na próxima semana, o analista Comercial do Moda Center, Nivaldo Junior, vai participar da Tecnotêxtil Brasil (Feira de Tecnologias para Industria Têxtil), que acontecerá em São Paulo, de 07 a 10 de Abril.

4. Na Próxima semana, diretores do Moda Center estarão nas cidades de Surubim (09/04) e Caruaru (11/04), participando do Seminário Todos por Pernambuco. Uma pauta de reivindicações dos confeccionistas já foi elaborada para discutir com o Governo do Estado.

5. Público de clientes na feira desta semana: 35.199 pessoas.

6. A administração do Moda Center solicita aos condôminos inadimplentes que regularizem o pagamento da taxa de condomínio, procurando a Gerência Financeira, em horário comercial. É importante evitar a cobrança judicial e colaborar para diminuir o índice de inadimplência. Dessa forma, os condôminos estarão contribuindo para que ainda mais ações sejam desenvolvidas em prol do Moda Center.

7. A partir de segunda-feira (06), estarão disponíveis para impressão no site do Moda Center os boletos da taxa de condomínio. É só acessar www.modacentersantacruz.com.br, clicar no item “Área do Condômino” e preencher os campos com o Código de Patrimônio e o CPF ou o CNPJ do proprietário.

8. Polo de Confecções é destaque na edição de hoje do Jornal do Comercio.

9. Será realizado pela Fiepe, no dia 14 de maio, às 17h, no Shopping Difusora, em Caruaru, o II Simpósio de Gestão do Agreste. Os condôminos, em dia com suas obrigações condominiais, terão desconto no valor da inscrição.
10. Amanhã, o Moda Center estará fechado em virtude do feriado religioso (Sexta-feira da Paixão). A arrumação de mercadorias nas lojas/boxes deverá ser feita no sábado.



ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Gerência de Operações e Segurança:

01/04 – Edvaldo Lima dos Santos – Vigilante
04/04 – Luís Vieira Gusmão – Orientador de Tráfego

Gerência de Logística:

29/03 – Charles Cosme da Silva - Encarregado de Departamento de Logística
30/03 – Cristiane de Souza Araújo – Almoxarife
31/03 – Gilberto Domingos da Silva – Zelador
31/03 – Rondinelli Sampaio Soares – Eletricista
02/04 – João Gustavo da Silva Filho – Zelador





Moda Center é destaque em matéria do Jornal do Commercio


Polo têxtil dribla a crise

FORÇA: Mesmo com o câmbio desfavorável, produtores do Agreste conseguem aumentar vendas investindo no mercado interno

Antes vistos como uma potencial ameaça, os produtos importados, sobretudo os asiáticos, com destaque para os chineses, ficaram menos competitivos no Polo Têxtil do Agreste neste início de ano. Segundo o Moda Center Santa Cruz, ainda é cedo para mensurar o recuo, mas o condomínio, que é o maior centro atacadista de confecções do País, assegura o aumento recente da procura por itens nacionais.

O Polo de Caruaru, voltado sobretudo ao varejo, também sente a mudança. A única operação 100% chinesa, entre mais de 300, fechou as portas recentemente. O que não quer dizer que outras não comercializem produtos da China, observa o superintendente, Henrique Camello. “Já sentimos diminuição das peças chinesas nas vitrines, embora ainda discreta”, diz ele. Além disso, comenta, “famílias inteiras estão vindo de mais longe para tentar economizar”. O deslocamento tem garantido o volume de venda dos lojistas num cenário de desaquecimento. O tíquete médio das famílias passa de R$ 700, “o que no Polo é um bocado de peça”, observa o superintendente.

A Rota do Mar, destaque brasileiro em surfe e street wear, voltou a ser procurada por grandes magazines, a exemplo de Riachuelo, Yamada (PA) e Tesoura de Ouro (GO), conta o presidente, Arnaldo Xavier. Há dez anos, a empresa não comercializa com varejistas de grande porte, apostando no sucesso de lojas próprias e representantes. A Rota tem agendado reuniões para avaliar as possibilidades. Quanto à matéria-prima, Xavier lembra que grande parte é nacional, então não há grandes preocupações. A malha, largamente comercializada, vem, por exemplo, de Santa Catarina, interior de São Paulo, Paraíba.

“Vínhamos tendo uma ameaça de produtos importados, mas eles agora ficaram menos competitivos, nos beneficiando. A procura pelos nacionais aumentou”, comenta o síndico do Moda Center, Allan Carneiro. O cenário melhora quando se leva em conta o aumento dos custos de produção no País. De acordo com Carneiro, muitos lojistas têm segurado preços para não perder vendas e competitividade. O síndico aponta ainda a maior demanda dos sacoleiros em busca de renda extra. “Em época de crise, cresce o número de pequenos atacadistas”, comemora.

A importação de vestuário, em janeiro e fevereiro, teve queda de 6,5% em relação à mesma época de 2014. Mas o resultado, na avaliação da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), está mais relacionado ao fraco desempenho do varejo do que ao câmbio. “Estamos falando de um período em que as compras foram feitas há algum tempo. O impacto só será sentido daqui alguns meses, caso o patamar do dólar continue da maneira como está”, observa o coordenador da área internacional da Abit, Renato Jardim. Mas ele acrescenta que, no último mês, tem-se confirmado um movimento de tendência pela procura de fornecedores nacionais. “Eu não diria que vai haver uma substituição de 100%, mas está-se tentando buscar alternativas”, frisa. Para 2015, a expectativa da Abit é de queda de 2% na produção e estabilidade nas importações.

CABO VERDE

A desvalorização cambial é mais uma porta que pode ajudar a colocar em prática o projeto de exportação de mercadorias para Cabo Verde, na África. No dia 5 de junho terá início o voo que ligará Recife à Cidade da Praia, pela companhia TACV. Fortaleza (CE), que já conta com o voo direto para a cidade africana, é hoje um grande concorrente do Polo de Confecções. Ontem Moda Center, AD Diper e o cônsul da República de Cabo Verde no Recife, Ricardo Galdino, reuniram-se em Santa Cruz para acertar o projeto que visa assegurar hospedagem, transporte, segurança, atendimento e apoio local aos africanos interessados em fazer negócios no Polo de Confecções.

Fonte: Jornal do Commercio – Recife, 02 de abril de 2015
(Raíssa Ebrahim – raissa@jc.com.br)