sexta-feira, 17 de julho de 2015

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco visita o Moda Center Santa Cruz

Thiago Norões discutiu com as entidades locais os principais problemas enfrentados pelo Polo de Confecções


Durante visita administrativa ao Polo de Confecções de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões, foi recebido no Moda Center Santa Cruz.

De acordo com o secretário, a cadeia têxtil e de confecções é uma das prioridades da sua secretaria. Com base nessa afirmativa, o síndico do Moda Center, Allan Carneiro, ressaltou a necessidade de um olhar mais atencioso do Estado para a economia do Polo de Confecções de Pernambuco.

Santa Cruz do Capibaribe, a cidade que deu origem ao APL das Confecções, em meados de 1950, concentra a maior quantidade de empreendedores e comerciantes da cadeia têxtil da região. Só no Moda Center Santa Cruz e no Calçadão Miguel Arraes, aproximadamente 15 mil pontos comerciais vendem a produção regional para o restante do Brasil.


Infelizmente, o poder público não tem acompanhado o ritmo do desenvolvimento da economia confeccionista. A visita do secretário soa positivamente, visto que, depois de algumas cobranças da sociedade civil organizada, por meio de entidades representativas como a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), Moda Center Santa Cruz, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas, Associação Santa-cruzense de Contabilistas (ASCONT), entre outras, o Estado parece estar voltando às atenções para a região. Mais uma vez, essas entidades estiveram discutindo os problemas com o representante do Governo Estadual.

“Assim como fizemos para o governador Paulo Câmara, também preparamos um documento para o secretário, pontuando as nossas principais necessidades. A problemática da falta d’água; a necessidade de conclusão das obras de duplicação das rodovias PE-160 e BR-104; a carência de um distrito industrial para Santa Cruz do Capibaribe; a inclusão do Polo de Confecções nos eventos do Estado; apoio para capacitar os empreendedores; um terminal rodoviário que atenda à demanda da nossa cidade e que esteja localizado, de preferência, nas proximidades do Moda Center; divulgação do Polo de Confecções; entre outras carências foram discutidas e entregues a ele numa carta. Ao mesmo tempo em que aguardamos as respostas, vamos continuar nossas cobranças para que a nossa economia possa crescer de forma sólida com o apoio imprescindível do poder público estadual”, disse Allan Carneiro.


Thiago Norões visitou o Polo de Confecções a convite do deputado estadual Diogo Moraes (PSB). Durante sua passagem por Santa Cruz, ele esteve acompanhado do prefeito Edson Vieira (PSDB), secretários, políticos e empresários locais.

“Viemos conhecer de perto o fenômeno nacional que representa o quanto o povo pernambucano é diferenciado. Tivemos discussões muito ricas e estamos levando algumas tarefas de casa. O trabalho fica mais fácil a medida que conhecemos de perto as pessoas e os problemas enfrentados por elas”, disse o secretário.