terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comércio reage e anima os feirantes do Moda Center


O movimento no Moda Center Santa Cruz nesta segunda-feira (24) agradou a maioria dos comerciantes do parque. A vendedora Carminha Clementino, que comercializa no local desde sua inauguração, declarou que houve uma melhora significativa nas vendas. “Não vou dizer que foi a maior feira dos últimos tempos, mas não posso reclamar. Fiz boas vendas na feira de hoje. Acho que estamos saindo dessa crise que tem atingido o Brasil todo já há algum tempo”, disse.


O sacoleiro Fernando de Moura faz suas compras mensalmente em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com ele, a excursão vinda da cidade de Nanuque - MG apresentou lotação completa. Ele disse que os outros companheiros do grupo deixaram para vir só agora depois do fim da greve dos bancários.



O retorno dos bancos também animou a confeccionista de moda íntima, Andréa Ferreira, que está otimista para as próximas feiras no Moda Center. Já a lojista Bárbara Aragão, alegou uma melhora considerável nas vendas da sua confecção durante esta segunda-feira. Ela acredita que a tendência é haver um aumento nas vendas, principalmente com a chegada do final de ano.   

A comerciante Telma Sobral é feirante na cidade de Lajedo - PE. Ela disse que seus clientes estão ansiosos pelos produtos que veio comprar em Santa Cruz. “Estou muito otimista com as vendas para este final de ano. Minha clientela aprovou a confecção de Santa Cruz”, declarou.



domingo, 23 de outubro de 2011

Moda Center registra aumento no fluxo de pessoas na feira do domingo


Logo na manhã deste domingo (23), era visível o crescente número de carros, vans e ônibus que chegavam ao Moda Center para a primeira grande feira depois do fim da greve dos bancários, do feriado do Dia do Comerciário (17/10) e das últimas notícias sobre casos de importação de tecidos dos EUA, registrados em vários estados brasileiros.


O vendedor José Roberto de Lima (foto), que reside em Vertentes - PE e tem um box de roupas jeans no Setor Branco do Moda Center, disse que os vários perdidos feitos nos últimos dias estão todos mantidos. Segundo ele, o tecido usado no forro de bolso de suas peças é de primeira qualidade. “Acredito que não deva haver esse tipo de peça aqui no Moda Center, até porque era uma única empresa que trabalhava com esse produto, no meio de milhares de empresas sérias”, frisou.


Há 10 anos, Isac Pedrosa (foto) faz suas compras em Santa Cruz do Capibaribe, quando ainda sequer existia o Moda Center Santa Cruz. “Quem compra aqui conhece a boa qualidade. Eu ouvi muito falar sobre esse problema dos tecidos, mas acho que não tem nada a ver. Nunca vi isso nas peças que eu compro”, disse o cliente que mora em Mirador - MA.


Visando antecipar presentes e compras de fim de ano, o organizador de excursões Eliezer Supino e sua esposa Sandra Maria (foto) organizaram um grupo de 50 pessoas que vieram de Campina Grande - PB. De acordo com ele, que é evangélico, esse turismo de compras é feito com regularidade várias vezes ao ano pelos membros de sua igreja.

“Comparando aos domingos anteriores, houve um considerável aumento no fluxo de veículos no Moda Center”, disse o orientador de estacionamento, Carlos Botelho. Segundo ele, espera-se que nesta segunda-feira (24) haja um bom número de compradores no parque, o que tende a aumentar com a proximidade dos meses de alta temporada para o turismo de compras do setor, novembro de dezembro.





sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Importação de lixo foi caso isolado


Sete importadoras de tecidos, em funcionamento em Santa Cruz do Capibaribe, foram inspecionadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde do Município, nesta quarta e quinta-feira. A equipe técnica percorreu as lojas e os galpões em que estocam seus produtos. Ao todo, foram vistoriados 12 galpões, já que algumas importadoras operam com mais de um depósito. O laudo deixa claro que não foi encontrado nenhum tipo de irregularidade semelhante ao que foi encontrado em Suape. O documento foi assinado por Pedro de Castro Pedrosa Neto, coordenador da Vigilância Sanitária municipal.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Governador veste a camisa em defesa do Polo de Confecções de Pernambuco







Aconteceu na tarde desta terça-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, uma reunião entre o Governo do Estado, diretoria do Moda Center Santa Cruz, Câmara de Dirigentes Lojistas, empresários, políticos e entidades ligadas ao setor têxtil. Também participaram da reunião, representantes da Polícia Federal, Vigilância Sanitária e Receita Federal.

Em seu pronunciamento, o governador Eduardo Campos (PSB) disse que, apesar da crise, o momento é propício para reverter o quadro. De acordo com ele, o Estado já planejava lançar campanha para dar uma 'recauchutada' na imagem do Polo de Confecções. O governador disse que é tempo de aproveitar a crise para “levantar o polo", através de uma campanha de investimentos. O socialista antecipou que o Governo Federal, junto com o Estado, está elaborando uma espécie de plano de ações, dentre elas uma mídia convidando todo o Brasil para vir fazer suas compras de Natal e Fim de Ano no Polo de Confecções de Pernambuco.

O empresário Arnaldo Xavier confeccionou várias camisetas com a mensagem "Eu uso produtos do polo têxtil. Confecção é coisa séria, não é lixo". Antes mesmo de começar a reunião, o governador fez questão de usar a camiseta, num símbolo de adesão à luta em defesa da imagem do Polo. “O erro não foi do Brasil, foi dos Estados Unidos. O Brasil fez todas as inspeções necessárias. Houve um crime nos Estados Unidos", ressaltou Campos.
Durante a reunião era unanime a afirmação de que a irresponsabilidade de apenas um empresário não pode sujar a idoneidade dos mais de 22 mil empreendedores do Polo Têxtil Pernambucano.

Da cidade de Santa Cruz do Capibaribe participaram da audiência, o síndico do Moda Center, Valmir Ribeiro; os diretores da CDL, Fábio Lopes e Bruno Bezerra; o prefeito Toinho do Pará (PTB); os vereadores Francisco Ricardo (PSDC) e Fernando Aragão (PTB); e o deputado Edson Vieira (PSDB).

Na próxima sexta-feira (21), o Comitê Gestor, formado pelo Moda Center Santa Cruz, CDL, Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), Prefeitura e Câmara de Vereadores, juntamente com representantes de outras cidades do Polo, estarão se reunindo mais uma vez com representantes do governo para discutir a elaboração da campanha.

Veja a matéria veiculada na TV Globo:


Ouça na íntegra o pronunciamento do Governador Eduardo Campos:





segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Assembleia Geral Ordinária


No dia 28 de outubro de 2011, acontece a Assembleia Geral Ordinária do Moda Center Santa Cruz. Mais uma vez, diretoria e condôminos estarão reunidos para discutir vários assuntos do interesse da coletividade.

O Edital de Convocação foi amplamente divulgado no Jornal Folha de Pernambuco, na Internet, nas emissoras de rádio locais e afixado em mais de trezentos locais nas dependências do Moda Center. Constam da pauta: Exame e prestação de contas referentes aos meses de Junho/2011, Julho/2011, Agosto/2011 e Setembro/2011; Apresentação e discussão dos resultados do evento “Moda Santa Cruz; Apresentação de projeto de mídia para as praças de alimentação; dentre outros assuntos de interesse do Condomínio e dos Condôminos.

A Assembleia Geral Ordinária terá início, em primeira chamada, às 17 horas, no “Setor Azul”. Não havendo quórum, o evento terá início, em segunda chamada, com a presença de qualquer número de condôminos.

Os diretores esperam que os condôminos compareçam em bom número, pois é nesses encontros são deliberadas questões importantes para o adequado funcionamento do parque.

Leia abaixo o edital na íntegra:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Síndico do Condomínio Moda Center Santa Cruz, no uso de suas atribuições previstas na Convenção do Condomínio, vem, pelo presente, convocar todos os condôminos do empreendimento para uma Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 28 de Outubro, às 17 horas, em primeira chamada, no “Setor Azul” do Condomínio Moda Center Santa Cruz, localizado na Rodovia PE-160, na propriedade Curral Picado, Santa Cruz do Capibaribe-PE, e não havendo o quorum exigido, uma hora após, às 18 horas, iniciar-se-á em segunda chamada, com a presença de qualquer número de condôminos, no mesmo local, a fim de deliberar sobre a seguinte pauta:
a) Exame e prestação de contas referentes aos meses de Junho/2011, Julho/2011, Agosto/2011 e Setembro/2011;
b) Apresentação e discussão dos resultados do evento “Moda Santa Cruz;
c) Apresentação de projeto de mídia para as praças de alimentação;
d) Demais assuntos de interesse do Condomínio e dos Condôminos.
Solicita-se o comparecimento de todos os condôminos, uma vez que, os assuntos são de interesse destes e as decisões deliberadas pelo número de participantes exigidos por lei obrigarão todos a cumpri-las.
O presente edital será publicado em jornal de grande circulação no Estado e no Município, conforme previsão legal, sendo, ainda, cópias do presente afixados em todos os módulos do Moda Center Santa Cruz, além de ampla divulgação e publicação na internet e emissoras de rádio locais, para que não se alegue ignorância.

Santa Cruz do Capibaribe, 13 de Outubro de 2011.

VALMIR GOMES RIBEIRO
Síndico

A irresponsabilidade de um, não pode condenar o suor sagrado de todos

Entre os dias 12/10/2011 e 13/10/2011, duas notícias “explosivas” ganharam o noticiário nacional. Uma delas aconteceu no Centro do Rio de Janeiro, quando um restaurante explodiu, deixando pelo menos três mortos e vários feridos. A outra notícia “explosiva” aconteceu – quase que simultaneamente – no porto de Suape-PE, onde foram apreendidos contêineres com lixo hospitalar dos USA, importados por um empresário cearense, cuja sede da empresa fica no polo de confecção do agreste pernambucano há 2 anos.

As imagens, tanto da explosão do restaurante, quanto do lixo hospitalar são assustadoras. Contudo, o que tem assustado a população do agreste pernambucano tem sido a forma generalizada como alguns estão tratando o caso. Milhares de trabalhadores, comerciantes, industriais e empreendedores estão sendo jogados na vala comum. Essa generalização deixa a impressão de que todos os produtores de confecção do polo pernambucano utilizam tecidos de lixo hospitalar na produção de roupas. O que não é verdade.

Com meio século de existência, a atividade confeccionista iniciada em Santa Cruz do Capibaribe e hoje espalhada por todo o agreste pernambucano, é ao mesmo tempo uma atividade cultural e econômica. É uma das mais exitosas experiências de desenvolvimento regional baseada no empreendedorismo. Porém, nada disso é capaz de impedir que empresários de outros estados venham para o agreste pernambucano manchar a imagem do polo com práticas criminosas.

O polo de confecção pernambucano é estruturado na micro e pequena empresa familiar. Tais empresas geram milhares de empregos, que por sua vez sustentam milhares de famílias em dezenas de cidades dos estados de Pernambuco e da Paraíba. É uma das atividades que mais e melhor gera emprego e distribui renda no nordeste brasileiro. Muito do que falo aqui pode ser comprovado na evolução do IDH das cidades que compõem o polo de confecção do agreste pernambucano.

Fazendo uma analogia com a explosão do restaurante no Centro do Rio de Janeiro, uma pergunta surge: será que porque um restaurante explodiu no Centro do Rio, todo restaurante no Centro do Rio de Janeiro pode ser considerado uma bomba relógio? Claro que não.

Da mesma forma que a prática irresponsável e criminosa de um único importador, não pode jamais condenar décadas de suor sagrado e limpo de milhares de trabalhadores e empreendedores de Santa Cruz do Capibaribe e do agreste pernambucano. A situação é muito séria e precisa ser tratada com mais seriedade ainda.

Espero que tais fatos sejam apurados com justiça, que cada grama do tecido possa ser identificado e retirado do mercado urgentemente. Mas espero principalmente, que os culpados – aqui e nos USA – sejam punidos de maneira exemplar.

Ao governo de Pernambuco, solicito a criação e coordenação de um comitê gestor para tratar desta crise, no sentido de zelar em primeiro lugar pela saúde das pessoas; e zelar também pela saúde empreendedora do polo de confecção, que é responsável por milhares de postos de trabalho no agreste pernambucano.

Valendo aqui a redundância: o dolo de um não pode nunca expor a saúde das pessoas e o meio ambiente a tal perigo, tampouco pode condenar a boa fé de milhares de trabalhadores que geram, de maneira honesta, o sustento de suas famílias através do polo de confecção de Pernambuco.

Bruno Bezerra
Diretor de desenvolvimento e empreendedorismo
da CDL de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
Twitter: @brunobezerra

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Encontro Sebrae destaca o Moda Santa Cruz



Avaliação psicológica é discutida em seminário


A assessora do Departamento de Recursos Humanos do Moda Center Santa Cruz, Izabel Córdova, participou do Seminário de Avaliação Psicológica “Cuidados e Compromissos nas Especificidades da Avaliação Psicológica”, que aconteceu nos dias 06 e 07 de outubro, no Recife Praia Hotel, em Recife.

O seminário, exclusivo para psicólogos, teve como objetivo mapear as necessidades para a qualificação da área e discutir a adequação das ferramentas aos parâmetros éticos da profissão. Assuntos como os “Critérios de Reconhecimento e Validação a Partir dos Direitos Humanos” e o “Processo de Avaliação e Relação Com o Contexto de Formação” foram discutidos.

“No evento, foram apresentados documentos elaborados por psicólogos envolvidos com a avaliação psicológica em diferentes contextos profissionais e que serviram como norte das discursões e construções de um olhar diferenciado para as questões em foco”, disse a psicóloga.

O seminário marcou o primeiro evento do Ano Temático da Avaliação Psicológica, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia.

Santana atrai multidão para ver show no Moda Center



Um magnífico evento. É assim que pode ser chamado o Moda Santa Cruz, que terminou nesta quarta-feira (05), em santa Cruz do Capibaribe. Desfiles de moda, Showroom da Moda Pernambucana, Feira de Componentes Têxteis e Serviços, Fórum de Estamparia, Palestras e Minicursos.

A união entre a CDL Santa Cruz, ASCAP e Moda Center, com o apoio do SEBRAE, Prefeitura de Santa Cruz, Câmara de Vereadores, Caixa Econômica, Governo Federal e Governo Estadual, fizeram do evento um sucesso de público.

A grandiosidade do Moda Santa Cruz foi coroada com festa. A Orquestra Sanfônica dos 8 Baixos abriu a noite com sua originalidade, dando espaço para o cantor Santana, que atraiu uma grande multidão para dançar ao som do seu autêntico forró pé-de-serra.

As diretorias da ASCAP, CDL e Moda Center já estão discutindo a realização do Moda Santa Cruz 2012. Com a ajuda dos proprietários de boxes e lojas, o sucesso já está garantido.



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cantor Santana encerra o Moda Santa Cruz nesta quarta


O show, patrocinado pelo Governo do Estado de Pernambuco, é totalmente gratuito e acontece a partir das 21h, no estacionamento frontal do Moda Center Santa Cruz, que esta semana completa cinco anos de sucesso.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Evento de moda movimenta economia no Agreste

Os clientes que foram atraídos para o Moda Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, estão aproveitando para fazer suas compras também no Moda Center. O evento, que começou no último sábado e segue até esta quarta-feira (05), aumentou o fluxo de compradores no parque e está gerando bons negócios.

De acordo com o vendedor Junior Andrade (foto), no domingo, dois grupos de clientes, vindos de Blumenau-SC e Minas Gerais, visitaram seu box, na Rua N, nº 67, no Setor Verde, e compraram boa parte de sua mercadoria. O comerciante ressaltou a importância de eventos como o Moda Santa Cruz.

“Este sim é um evento que o Moda Center precisava. Um evento com foco na moda e na geração de negócios”, disse o comerciante.

Segundo Valmir Ribeiro, síndico do parque, a ideia é que todos possam ganhar com o Moda Santa Cruz.

“A mídia que veiculamos em todo o Nordeste foi exatamente para isso. Foram duas peças publicitárias, uma convidando para o parque e outra convidando para o evento, e os clientes estão aproveitando os dois”, ressaltou.


Veja as fotos dos estandes da Feira de Componentes Têxteis e Serviços no Moda Santa Cruz




Confira as fotos do Showroom da Moda Pernambucana no Moda Santa Cruz



Veja as fotos dos desfiles de domingo no Moda Santa Cruz



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Na passarela do Moda Santa Cruz, Rodrigo Carvalho e Talula Pascoli



Moda Santa Cruz agita o fim de semana em Santa Cruz do Capibaribe


Teve início no último sábado (01) em Santa Cruz do Capibaribe o Moda Santa Cruz. O evento lotou a arena montada no estacionamento frontal do Moda Center Santa Cruz. Showroom da Moda, Feira de Componentes Têxteis e Serviços, Desfiles, Palestras, Mini Cursos e Shows Culturais estão dando o tom do evento.

Os desfiles, realizados sempre às 19h, atraíram os olhares e aplausos do público que compareceu em grande número para conferir de perto os principais destaques para as próximas estações. Empresas de todo o Polo de Confecções de Pernambuco estiveram apresentando as peças que estarão nas vitrines de suas lojas e boxes a partir deste mês.

Celebridades como os ex-BBB’s Rodrigo Carvalho, Talula, Michele Costa e a Miss Pernambuco Leidiane Vasconcelos, fizeram a alegria dos fãs no domingo (02). Já nesta segunda-feira (03), uma das expectativas é a presença dos artistas Carlinhos Aguiar, Helen Ganzarolli e Lívia Andrade.

Inspirado no charme e com muita elegância, os dois primeiros dias do evento surpreenderam os organizadores. Os clientes, vindos de vários estados brasileiros, puderam conhecer um pouco da qualidade da moda produzida no agreste pernambucano.

O Moda Santa Cruz termina na próxima quarta-feira (5) com show do cantor Santana, previsto para às 21h, comemorando os cinco anos do Moda Center Santa Cruz.


Jornal Hoje destaca oferta de empregos em Santa Cruz do Capibaribe